-
Arquitetos: Gema Arquitetura
- Área: 18 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Felco
-
Fabricantes: 6Energy, Rato Roi, Wood design
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a loja da Sallve, nossa queridinha e a de tanta gente que circula por lá. A ideia e a primeira definição de espacialidade surgiu junto com o projeto para a sede da marca, no mesmo endereço.
Ao iniciar os desenhos pensamos no espaço como um todo, afirmando a forte relação da Sallve com a comunidade e com a cidade. Um véu metálico ondulado sobre a fachada existente traz identidade e permeabilidade visual, enquanto a retirada do antigo gradil define a nova escala do edifício com a rua.
Agora temos o recuo frontal do prédio, amplo e aberto para a calçada, com novo traçado que define duas entradas: loja e escritório. Silenciamos os muros laterais retirando o revestimento existente e assumindo sua base com uma pintura branca, criando contraste entre a leveza das ondas metálicas e a rusticidade do tijolo existente sem acabamento. O jardim pré existente foi redesenhado e é passando por ele que acessamos a loja e toda a sedução da marca.
Com dimensão exígua, a primeira e única loja da Sallve tinha o papel de contar a historia dos produtos, explicitar as possibilidade da jornada de skincare, acomodar os lançamentos. Tudo isso de um jeito livre, descomplicado e de fácil apropriação pelos clientes e usuários.
Entendemos que a ocupação se daria pelas paredes de fundo e lateral direita, já que a lateral esquerda tem fechamento em vidro opaco, que divide o acesso ao escritório. O balcão principal fica ao fundo e é essa parede que recebe acabamento em ladrilhos plásticos reciclados com sobras de embalagem da empresa. Tudo em tons de azul claro, trazendo uma base mais neutra para as demais intervenções.
É na parede lateral, mais extensa, que a exposição dos produtos acontece. Um móvel suspendo em fórmica goiaba tem expositor ondulado em tom creme, que se remete à solução da fachada e ao mesmo tempo abraça os produtos, organicamente, em suas diversas cores e formatos. Prateleiras nessa mesma cor fortalecem a percepção longilínea da parede, e se dobram ao fundo sobre o balcão azul, trazendo movimento. A profusão de cores e a relação tátil com os produtos é amplificada pelo espelho que reveste a parede lateral e pela iluminação que traz brilho para o ambiente.
Piso em granilite, como usamos no escritório; portas de entrada pivotantes, em alumínio com pintura especial no creme, que liberam a fachada e o acesso com generosidade; totens expositores soltos em tom rosa claro. E assim conseguimos uma loja muito viva, que traduz tão bem a Sallve e sua relação com as pessoas. Bem vindos!